3/5 - OBEDIÊNCIA

CLIQUE AQUI E OUÇA O DEVOCIONAL

“[...] A obediência é melhor do que o sacrifício, [...].” (I Samuel 15.22b – NVI

Texto-base e reflexão: Deuteronômio 5.16 e Efésios 6.1-4   


     Você se considera um filho obediente? Fomos chamados à obediência pela fé! Esta deve ser a forma de caminhar de todo cristão! Obedecer a Deus, em primeiro lugar, deve ser o nosso objetivo. Se o obedecermos, certamente teremos um bom relacionamento com ele. 

     A obediência não pode ser parcial ou adiada. Se isso ocorrer, é considerado desobediência. Saul não obedeceu completamente às ordens do Senhor (I Samuel 15) e isso lhe custou o seu reinado. Mesmo que façamos algo pensando que estamos agradando ao Senhor, se não estivermos em total obediência, é como desobedecer. A obediência deve ser imediata, absoluta e com alegria. Se não obedecermos completamente e em amor, poderemos ter prejuízos não desejados. 


     Compreenda que a obediência não deve ser entendida como obrigação, mas como um ato de amor e respeito a seus pais. Se você os ama, e eles também o tratam com carinho e amor, o relacionamento de vocês será de amizade e você poderá confiar na liderança e nos conselhos deles. Eles sabem o que é melhor para vocês, ainda que, naquele momento, vocês possam não concordar com o que estão dizendo. Depois de algum tempo, quando a maturidade chegar, vocês verão que seus pais tinham razão. 

     Quem obedece a Deus, obedece à sua Palavra e o Senhor deseja e determina em sua Palavra que os seus filhos obedeçam e honrem aos seus pais (Deuteronômio 5.16).

     Obedecer significa cumprir as ordens de alguém, deixar-se ser orientado por outra pessoa. Honrar quer dizer tratar com respeito, exaltar e homenagear. O compromisso que você tem com seus pais deve ser semelhante ao relacionamento que você tem com Deus. Você foi dado aos seus pais como filho, se você se submeter a eles, serão amigos e terão um relacionamento agradável. 

     Obedecer é uma escolha e, quando escolhemos obedecer, as bênçãos do Senhor virão sobre nossas vidas e o relacionamento com Deus será cada vez melhor! A Bíblia nos ensina três pontos muito importantes sobre ser obediente: 

     1) Somos feitos Filhos: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”. (João 1.12 - NVI

     2) Amamos a Deus e somos amados por Ele: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. (João 14.21 - NVI

     3) Somos chamados de amigos de Deus: “Vocês serão meus amigos se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos [...]. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos [...]” (João 15.14,15

     Para haver um bom relacionamento com Deus, é preciso obedecer. A melhor forma de honrar a Deus e aos pais é OBEDECENDO. “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo.” (Efésios 6.1 - NVI). Quando filhos obedecem a seus pais, estão glorificando a Deus em suas vidas. Estão indo além de uma obediência a homens e estão sendo submissos e obedientes ao próprio Deus. Não se deixe enganar pelas pessoas que não conhecem ao Senhor e pensam que o que fazem está certo. Seja obediente até o fim e o Senhor te recompensará! 

Ir. Luciana Nascimento


Oremos: Senhor, ensine-nos a viver uma vida em obediência e a andar nos teus caminhos retos. Em nome de Jesus. Amém!