CLIQUE AQUI E OUÇA O DEVOCIONAL
“Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.” (Efésios 6.4 - NTLH)
Todos estão suscetíveis ao erro — e ninguém mais do que os pais — quando o assunto é a educação dos filhos.
Educar nunca foi uma tarefa fácil, e, na era da inversão de valores em que vivemos, é um grande e assustador desafio. Contudo, mais do que nunca, não podemos, de forma alguma, negligenciar a educação dos nossos filhos.
Para obtermos um resultado eficaz na educação deles, é primordial começarmos o quanto antes. Em Provérbios 22.6, a Bíblia nos diz que o caminho — ou seja, os bons hábitos — deve ser desenvolvido desde a tenra idade. Muito bem diz o ditado: “Cipó novo é que se torce”, referindo-se ao fato de que, quanto mais nova for a pessoa, mais suscetível ela será ao aprendizado.
Portanto, não perca tempo. Não caia na falsa ideia de que seu filho é muito novo e não pode entender. Há coisas que ele realmente ainda não entende, mas há outras que sim. O ensino deve ser gradativo — ou seja, de acordo com a capacidade de compreensão — e constante.
Não mime o seu filho de forma exagerada. Quando você o faz, torna-se servo dele, e ele passará a manipular você como quiser. Esse não é o seu papel. O papel que Deus deu aos pais é de autoridade sobre seus filhos, assim como Ele é Senhor sobre nós. Nesta questão, vale o ditado: “Prevenir é melhor do que remediar.” Estabeleça, desde cedo, limites — ou seja, regras — para seus filhos; não burle essas regras para não precisar permitir que elas sejam burladas futuramente. Crie parâmetros claros de tratamento, a fim de que eles entendam o valor de uma regra cumprida. Por exemplo: não proceda de forma dúbia ou inconsistente. Se você prometer castigo, aplique o castigo; se prometer recompensa, recompense. Se espera honestidade, seja honesto!
Embora criar filhos possa ser uma tarefa difícil e até mesmo aterradora, não há nada mais recompensador para um pai do que ver sua posteridade andando nos caminhos em que foi ensinada a andar. Para que isso aconteça, é preciso educação!
Que o Senhor Jesus te conceda sabedoria para educar os seus filhos da maneira como Ele deseja.
Pr. Ivo Toledo
Oremos:
Senhor Deus, reconhecemos que educar filhos é uma grande responsabilidade. Dá-nos, Pai, a sabedoria, o amor e a firmeza necessários para criá-los segundo a Tua vontade. Que sejamos exemplo em palavras, atitudes e fé. Não nos deixes negligenciar a educação dos nossos filhos, nem tampouco dar ouvidos às vozes de ideologias mundanas que tentam nos convencer de que essa missão é secundária. Fortalece-nos a cada dia nesta árdua, porém prazerosa, tarefa, e guia-nos com Teu Espírito. Em nome de Jesus. Amém!